NOTÍCIAS
 
 
NOVO HORARIO DE ATENDIMENTO
<div> <p align="center"><strong><span style="font-family: Calibri;">&nbsp;</span></strong></p> <p...
 
LAGESPREVI PARTICIPA DO 6º CONGRESSO DE CONSELHEIROS DE RPPS EM BRASILIA - DF
<p><strong><span style="font-family: Calibri;">A PRESIDENTE DO CONSELHO FISCAL...
 
CONSELHEIROS DO LAGESPREVI PARTICIPAM DO 1º CONAPRESP EM FLORIANOPOLIS
<p style="margin: 0cm 0cm 8pt;"><span style="color: black; font-family: 'Arial','sans-serif';"><span...
 
REGIMES PRÓPRIOS: Secretaria da Previdencia Social divulga indicador de avaliação que detalha a situação do RPPS de cada ente
<p>Publicado:&nbsp;20/06/2018&nbsp;12:51<br />&Uacute;ltima modifica&ccedil;&atilde;o:&nbsp;20/06/2018&nbsp;13:15</p> <p><em>Detalhamento...
 
SERVIDORES MUNICIPAIS APOSENTADOS EM JUNHO 2018
<p style="text-align: justify;"><strong>Servidores municipais aposentados recebem...
 
APRESENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO ATUARIAL DE 2018
<p>&nbsp;</p> <p align="center"><strong>Avalia&ccedil;&atilde;o Atuarial de...
 
REGIMES PRÓPRIOS: Secretaria da Previdencia Social divulga indicador de avaliação que detalha a situação do RPPS de cada ente
 

Publicado: 20/06/2018 12:51
Última modificação: 20/06/2018 13:15

Detalhamento divulgado nesta quarta-feira (20) apresenta a situação do indicador do ISP-RPPS de cada um dos 2.123 entes que possuem Regimes Próprios

 

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda divulgou o Indicador de Situação Previdenciária dos RPPS (ISP- RPPS) de cada um dos 2.123 entes que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.

O detalhamento será apresentado nesta quarta-feira (20) pelo secretário de Previdência, Marcelo Caetano, durante o I Congresso Nacional de Previdência dos Servidores Públicos, em Florianópolis (SC), promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM) e pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM). Acesse o relatório com o detalhamento do cálculo do ISP por ente.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para  conferir  visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e  fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.

“Os indicadores dos Regimes Próprios fornecem um diagnóstico mais aprimorado sobre a gestão previdenciária, explicitando dimensões relativas ao cumprimento de normas, transparência e equilíbrio. A inovação do 3° Relatório é que os resultados aparecem individualmente, explicitando a situação de cada ente da federação”, explicou Caetano.

A Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) disponibilizou também o relatório completo descrevendo a apuração do Indicador bem como os critérios de avaliação e também planilha para consulta por grupo (porte), região e Unidade da Federação. A consulta já está disponível na seção Previdência no Serviço Público na página da Secretaria de Previdência.

“A divulgação do cálculo individualizado consolida o ISP-RPPS como instrumento que permite aos segurados e à sociedade acompanharem a situação de cada RPPS, bem como possibilita que seus gestores adotem medidas gerenciais buscando alcançar melhores resultados.”, afirmou o Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social, Narlon Gutierre Nogueira.

O indicador é calculado somente para os entes federativos que possuem Regimes Próprios de Previdência Social.  O Brasil possui hoje 5.598 entes federativos, dos quais 2.123 contam com RPPS, incluindo a União, os 26 estados, o Distrito Federal e 2.095 dos 5.570 municípios.

Dados Nacionais – Essa é a primeira vez que a Secretaria de Previdência detalha a situação de cada ente. Até aqui haviam ocorrido duas outras divulgações, apenas com dados agregados: em setembro, com dados do primeiro semestre de 2017, e em dezembro, com dados do segundo semestre.

As dúvidas, informações e sugestões em relação ao indicador poderão ser apresentadas pelo email atendimento.rpps@previdencia.gov.br ou pelo telefone (61) 2021-5555.

 

http://www.previdencia.gov.br/2018/06/regimes-proprios-secretaria-divulga-indicador-de-avaliacao-que-detalha-a-situacao-do-rpps-de-cada-ente/

 Fonte : ASSIMPASC